quarta-feira, maio 13, 2015

Amanhãs que cantam


Os dados sobre a evolução do PIB, hoje divulgados pelo INE, são um balde de água fria para o Governo. Dois ministros já fizeram umas considerações genéricas, mas ambos evitaram pronunciar-se em concreto sobre o 1.º trimestre. Pires de Lima, numa constante actualização dos amanhãs que cantam, limitou-se a dizer que estamos «no bom caminho», porque o que «se (sic) discute é se a economia vai crescer 2 ou 2,5 por cento.» O reaparecido ministro Maduro cingiu-se a dizer, numa acção de propaganda em Oeiras, que o crescimento económico «dá sentido aos sacrifícios que os portugueses fizeram ao longo destes anos». Para justificar o que disse, recorreu a argumentos falsos, facilmente desmontáveis se, em lugar de pés de microfone, tivesse à sua frente jornalistas.

A verdade é que nenhuma alma penada do Governo fez referência ao facto de os dados do INE terem ficado aquém (ou no limiar inferior do intervalo) de todas as previsões conhecidas, as quais, de resto, vêm servindo a Passos, Cavaco & Companhia para alimentarem a propaganda durante os últimos meses. Tendo o PIB crescido 1,4% quando comparado com o primeiro trimestre de 2014 e 0,4% em cadeia (igual ao trimestre anterior), veja-se:
    Comissão Europeia — Variação homóloga do PIB → 1,7%; variação em cadeia → 0,5% (Previsões da Primavera divulgadas na semana passada);
    Universidade Católica (NECEP) — Variação homóloga do PIB → 2,1%; variação em cadeia → 0,9%;
    Millenium BCP — Variação homóloga do PIB → 2,2%; variação em cadeia → 1,0%;
    Montepio — Variação homóloga do PIB → 1,7%; variação em cadeia → 0,5%;
    BPI — Variação homóloga do PIB → 1,5%; variação em cadeia → 0,4%.

Fica a promessa: para o próximo trimestre é que é.

6 comentários :

Anónimo disse...

Estes acompanhamentos mensais são enervantes e desviantes. Cai-se numa guerrilha esquizofrénica de baixo nível, que apesar de tudo percebo que tenha de ser jogada, mas tem de ser simultaneamente desvalorizada, pois valores mais altos se levantam. Ficam-se a teimar, segundo a teoria do sobe e desce, vista pelo buraco da fechadura. Cansativo.

Anónimo disse...

No início, era a espiral recessiva. Depois, surgiu a estagnação. Mais tarde, tivémos o crescimento anémico. Agora, não tendo mais argumentos perante o efectivo crescimento da economia portuguesa, resta-vos apenas dizer que o crescimento é abaixo do esperado. O vosso desespero é uma óptima notícia para o governo

Anónimo disse...

Olha , olha, quem é que falou em "espiral recessiva"( estávamos em 2012)? SE a memória não me falha foi o Sr. Silva de Boliqueime que agora anda por Belém ,ou será que não?
Os manhosos não têm cura: a manha está-lhes colada à pele . Falem verdade , cambada!

Anónimo disse...

Portanto de acordo com o anónimo das 8:19 está tudo no bom caminho!
Regredimos décadas mas como há crescimento económico está tudo bem.
É a lógica tão bem explicada por Krugman: "Suppose that for some reason you decided to start hitting yourself in the head, repeatedly, with a baseball bat. You’d feel pretty bad. Correspondingly, you’d probably feel a lot better if and when you finally stopped. What would that improvement in your condition tell you? It certainly wouldn’t imply that hitting yourself in the head was a good idea. It would, however, be an indication that the pain you were experiencing wasn’t a reflection of anything fundamentally wrong with your health. Your head wasn’t hurting because you were sick; it was hurting because you kept hitting it with that baseball bat."

Anónimo disse...

eu ainda sou do tempo em que o aumento de 2% de pib e de dois dígitos nas exportações era muito pouco para esta tropa fandanga. depois de terem enterrado o pib 7% e feito colapsar o incremento da exportações vêm agora dizer que a transformação estrutural (sic) já está a produzir efeitos. os pópós e a torneira de crédito que de repente se abriu (que se lixem as eleições) não dá para mascarar o óbvio: destruir é muito simples construir é mais complicado. como diz o krugmann, isto é o triunfo da ignorância sobre o conhecimento.

Florete de Espadachim disse...



Bandalhos. Nem com o preço do petróleo nos fundilhos, taxas de juro a roçar o nulo e o escudo do BCE a proteger-nos, vagas de emigração maciça, trabalho escravo, controlo TOTAL do Poder e uma oposição anémica durante três anos e meio conseguiram levantar o batelão, que friamente meteram ao fundo!

VÃO TER O QUE MERECEM JÁ EM OUTUBRO, CORJA MALDITA!


E tu, PALHAÇÃO DE BELÉM, FICAS A ALOURAR EM LUME BRANDO ATÉ À ESTOCADA FATAL EM JANEIRO. AProveita o último Natal quentinho, mas não tenhas ilusões, VELHACÃO!