sábado, setembro 14, 2013

Pare, escute, olhe

Dr.ª Joana Marques Vidal, não acha que temos aqui um problema?

A entrevista ao jornal i de António Nogueira Leite contém todos clichés para passar despercebida: “a nossa credibilidade para pagar a dívida”, “adequar a dimensão do Estado à dimensão que a economia consegue suportar”, “o sector privado fez já uma boa parte do ajustamento que era exigido”, “esta Constituição e a jurisprudência que tem sido feita (…) não tem em conta a realidade em que o país vive”, “o Estado pode financiar uma escola sem que esta tenha que ser necessariamente pública”, “dar espaço para a iniciativa privada e para a sociedade civil não é crime”, etc., etc..

Mas uma resposta de Nogueira Leite, perto do fim da entrevista, revela que o antigo conselheiro económico de Passos Coelho quis alertar o país para o que se está a passar com o pote as privatizações. Confundido propositadamente “liberalismo” com “lisura de procedimentos” para poder transmitir o grito de alerta, repare-se (na pergunta e) na resposta que é dada por Nogueira Leite:
    Há mais alguma área em que o governo tenha conseguido ter a fama e proveito de liberal?

    Não muita. Até porque as operações de privatização foram feitas da forma menos liberal possível. O governo basicamente fez vendas directas, o que tem a ver com as circunstâncias do país. Um governo liberal quando vende os activos escolhe sempre mais situações de concorrência em mercado aberto. O governo pode ter a fama de ser liberal mas não teve o proveito neste caso. Percebo que para alguns governantes é mais interessante ditar e controlar o percurso das coisas do que deixar o mercado livremente decidir quem compra.

Dr.ª Joana Marques Vidal, Digníssima Procuradora Geral da República, não acha que temos aqui um problema?

7 comentários :

Unknown disse...

eles só sao liberais para os que estão la dentro, liberais até demais, onde a corrupção e a mentira lhes passa entre os dedos!

http://ocarteiravazia.blogspot.pt /

lidiasantos almeida sousa disse...

Oh meu amigo a Doutora Joana. uma das peças principais da Santissima Trindade. O Pai, o filho que não podia ser PGR pelo que fez com a divulgação dos documentos em segredo de Justiça no Inquérito Parlamentar para acusar o Sócrates e outros actos maquiavélicos, e impedidos de ler pelo Deputado Mota Amaral, e a filha Joana mais discreta. Todavia ela tem mais que fazer do que preocupar-se com os dichotes do Nogueira Leite que não passa de um taxista encartado. Ainda há pessoas que o entrevistam.

Anónimo disse...

Então quer dizer que aquelas contrapartidas do chines para as eólicas eram só a fingir...

tá-se a ver....e para isso puseram lá o pintelho senil...que só reage ao tilintar dos cifrões...

Anónimo disse...

Este António Nogueira Leite é de facto uma figura, esta gente trata as pessoas como verdadeiros imbecis.

Anónimo disse...

Quando esta gente for posta na rua é preciso colocar-lhes a interpol no encalço.
Engavetados para o resto da vida , era o que mereciam por tudo o que têm estado a fazer ao país.
Até os idiotas que neles votaram já tiveram o merecido castigo : perderam o emprego.

lidiasantos almeida sousa disse...

O pequenote Moreira da Silva diz que vai interpelar o Estado Chinês, porque meteram na gaveta a promessa de criarem uma Empresa de energia éolica em Portugal. Bem se estão burrifando os Chineses para estas criançolas, agora que morreu o cérebro diabólico da coisa

ignatz disse...

o 1/2 leca da silva vai tentar controlar e enrolar os danos da bronca.