terça-feira, outubro 23, 2012

Política europeia: será que o primeiro-ministro retirou a Portas essa competência para a dar ao senhor ministro de Estado e das Finanças?

• Mário Soares, Cimeira atrás de cimeira:
    2. Portugal e a Europa A crise que afeta o nosso país tem tudo a ver com o euro e a União Europeia em geral. É por isso que a diplomacia portuguesa - e o próprio Governo - deveria estar a seguir com toda a atenção, intervindo sempre que necessário, a evolução política europeia e, em especial, mantendo ligações permanentes e solidárias com os Estados vítimas da especulação dos mercados usurários. Não é o que tem acontecido, infelizmente, ao longo deste último ano. Realmente, que se saiba, o ministro dos Negócios Estrangeiros, empenhado no que tem chamado "diplomacia económica" - veremos quais serão os resultados -, nunca debateu com os seus homólogos a crise europeia e como a vencer. Ou será que o primeiro-ministro lhe retirou essa competência para a dar ao senhor ministro de Estado e das Finanças?

    Contudo, como se sabe, o ministro das Finanças é, e sempre foi, um economista tecnocrata, distinto, ao que se diz, mas quanto ao problema político e social da crise, como se tem visto, não sabe nada. E falta-lhe de todo a sensibilidade social.’

Sem comentários :